18/10/2014

Lençois Maranhenses, uma beleza sem fim

https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgiot3jgY37_VSnukm1bubXXzL9X1OlQqx2fyGN1-Z6LTrCc7xWRPGGhlEHNVS_UjFf0bg__2uOGIw_UPZ4kLGc2v6NghqZBo7BwVlyqDGUgZ_VMR-k-lYVn1HhmCYnRxw8CQ2lkKzOg3g/s400/gse_multipart40782.jpg
 Dados sobre o Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses

Data de criação: 02 de junho de 1.981, pelo decreto federal nº. 86.060.

Localização: Maranhão, abrangendo os municípios de Barreirinha e Primeira Cruz e Santo Amaro.

Área: 155.000 hectares

Perímetro: 270 km

Clima: tropical, de zona equatorial, quente semi-úmido, com quatro a cinco meses secos.

Temperaturas: média anual de 26ºC, máxima absoluta de 36ºC e mínima absoluta de 16ºC.

Chuvas: Entre 1500 e 1750 mm anuais.

Relevo: plano.

A vista aérea bem pode ser comparada a um lençol branco jogado sobre uma superfície.

Essa imagem talvez justifique o nome dado a esta maravilhosa região à nordeste do estado do Maranhão que se estende por 75 quilômetros de litoral, a maior parte formada por praias desertas e adentrando 26 quilômetros da costa, o que o caracteriza como o maior campo de dunas costeiras de todo o Brasil.
A área que corresponde ao Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses criado em 1981 como forma de proteger a diversidade da fauna e flora locais é do tamanho da cidade de São Paulo o que nos ajuda a ter uma idéia da sua imensidão.

São 155.500 hectares de dunas que as vezes podem chegar a 40 metros de altura o que torna a paisagem exuberante e exótica pelo contraste entre o deserto formado pelas dunas e, no inverno, as diversas lagoas intercaladas nesse manto de areia branca as margens do oceano Atlântico. Na época da seca a imagem se transforma e a região vira um grande deserto que também guarda sua beleza. Tudo obra da mãe natureza.

http://www.visitesaoluis.com/files/fotos/0000/2005/lencois-maranhenses_tamanho_800.jpg 
 Além da amplitude das marés e das correntes marinhas, os ventos de até 70 km por hora se encarregam de transportar os finíssimos grãos de areia desde o litoral formando esse cenário deslumbrante.

As chuvas que caem principalmente entre o mês de janeiro a junho, por acúmulo, criam as inúmeras lagoas de águas cristalinas, umas verdes outras azuis, todas claríssimas, algumas com até 4 metros de profundidade e 2 km de extensão.

As mais conhecidas são Lagoa Azul, Lagoa Bonita, Lagoa do Peixe e Lagoa da Esperança. Alguns riachos que cortam a área do parque também são responsáveis pela formação de lagoas.

http://www.praias-360.com.br/imagem-800/ma/barreirinhas/ma-barreirinhas-grandes-lencois-maranhenses-230.jpg 
 Chove na região dos Lençóis 300 vezes mais que no deserto do Saara o que torna o nosso o deserto o mais tropical do mundo, daí sua rara beleza. A temperatura média anual é de 26 C com máxima de 40 C e mínima de 16 C.

Os ventos também provocam a movimentação constante das dunas por cerca de 20 metros por ano fazendo com que a paisagem vista uma vez nunca mais seja a mesma.

A área dos Lençóis com seu campo de dunas extrapola o Parque Nacional e o que delimita e separa essas áreas é o Rio Preguiças.

O Parque Nacional, também conhecido como os Grandes Lençóis está a esquerda da margem do rio no sentido de quem desce em direção ao oceano Atlântico e é formado pelos municípios de Primeira Cruz e Barreirinhas, os povoados de Santo Amaro, Queimada dos Britos, Baixa Grande e Atins entre outros.

Na margem direita estão os Pequenos Lençóis uma Área de Proteção Ambiental criada em 1991 que se estende pelos municípios de Barreirinhas, Tutóia e Araioses. Estão nessa área também o povoado de Caburé além das localidades de Vassouras, Alazão, Espadarte e Morro Boi, onde as dunas chegam até a margem do rio.

http://media.tabipedia.net/wp-content/uploads/2014/06/b01.jpg 
Uma enorme diversidade de fauna, vegetação e habitat's é encontrada em diferentes pontos dos Lençóis que também são procurados pelas tartarugas-verdes, ou aruanã que sobe até as praias durante a noite para pôr ovos.

Caminhar pelos Lençóis é uma experiência única, a paisagem cria um clima místico diante da grandeza e generosidade da natureza.

Mergulhar nas lagoas de águas frescas e cristalinas na imensidão das dunas e sob um sol escaldante, nos remete irremediavelmente a sensação de estarmos em um oásis em pleno Brasil. A noite o céu despenca sobre sua cabeça e as estrelas parecem ao alcance das mãos. Em noite de lua cheia o espetáculo é de luz e magia, é inevitável o clima de contemplação.

0 comentários :

Postar um comentário