10/03/2015

APLICATIVO QUE DETECTA A DENGUE E A FEBRE CHIKUNGUNYA É LANÇADO NAS BAHIA


Desenvolvido na Bahia, um teste capaz de diagnosticar pacientes infectados por dengue e pela febre chikungunya em apenas 20 minutos foi lançado nesta terça-feira (10) pela Secretaria da Saúde do Estado (Sesab). Criado pelo médico infectologista e subsecretário da Saúde, Roberto Badaró, em parceria com uma empresa nacional, o teste também ganhará uma versão em aplicativo.

Juntas, as duas ferramentas permitem não só diagnosticar, mas coletar dados sobre o paciente, como sintomas, e ainda mapear, por meio do GPS do smartphone, os locais onde há maior ou menor incidência de casos, possibilitando um controle maior dos focos das doenças.

Antes, os pacientes com suspeita de febre chikungunya tinham de aguardar cerca de 60 dias para que as amostras de sangue enviadas ao estado do Pará resultassem em positivo ou negativo. A eficácia do teste que diagnostica o resultado em 20 minutos é de 99,8%.

O exame utiliza uma gota de sangue do paciente, que é colocada sobre uma fita, semelhante ao já conhecido teste de glicemia. Esse material é acoplado a um smartphone que fornece, em tempo real, o resultado e a localização exata do paciente para uma central da Sesab, permitindo o controle rápido e preciso de locais com surtos ou casos isolados.

Na primeira fase da campanha serão distribuídos 100 aparelhos para realização de mil exames na capital e no interior. Esses equipamentos já estarão, a partir da próxima semana, nas mãos de agentes comunitários de Salvador, Feira de Santana, Ribeira do Pombal e Riachão do Jacuípe, municípios onde foram identificados casos da chikungunya.

Segundo o subsecretário de Saúde, Roberto Badaró, o teste rápido é uma importante medida de prevenção da doença. “O exame permite que encontremos os pacientes com a doença e que eles recebam, de maneira mais rápida e segura, o tratamento eficaz. Por outro lado, cada diagnóstico permite também que localizemos as áreas mais infectadas e possamos combater os focos da doença, evitando que mais pessoas contraiam dengue ou chikungunya”.

0 comentários :

Postar um comentário