09/03/2015

WHATSAPP FAZ TESTES DE CHAMADAS DE VOZ GRATUITA NO BRASIL

Há cerca de um mês, o WhatsApp começou a testar chamadas VoIP dentro do app na Índia. Isto permite ligar para seus contatos via Wi-Fi ou conexão de dados, e chegou ao Brasil também.
 http://gizmodo.uol.com.br/wp-content/blogs.dir/8/files/2015/03/Whatsapp-VoIP-no-Brasil1.jpg
Como se trata de uma fase de testes – o WhatsApp não fez nenhum anúncio oficial por enquanto – é preciso seguir alguns passos para fazer ligações no app
  • usar Android, pois isto ainda não está disponível para iOS, Windows Phone nem outras plataformas;
  • baixar a versão mais recente (2.11.552 ou superior) em whatsapp.com/android;
  • receber uma ligação de alguém que já possa fazer chamadas; isso ativa o recurso para você.


Se seu smartphone tiver root, você também pode seguir este tutorial para ativar o VoIP sem que outra pessoa precise ligar para você.

Depois que você conseguir o convite, a interface ganhará três abas: “Conversas”, “Contatos” e a nova “Ligações”. Toque nela, depois no botão “Fazer ligação”, e escolha o contato – que também precisa rodar a versão mais recente do WhatsApp no Android.

Você tem a opção de ativar o viva-voz, deixar o microfone no mudo, ou continuar a enviar mensagens enquanto realiza a ligação. A chamada será feita através do Wi-Fi ou rede móvel, então fique de olho no consumo da franquia.
 
O recurso funciona bem em geral, mas você pode se deparar com alguns bugs. Como nota o UOL Tecnologia, “nem todas as ligações feitas conseguiram ser completadas com a qualidade esperada. Ora não era possível ouvir o interlocutor, ora a chamada era atendida, mas para quem fazia a ligação permanecia o sinal de conexão.”
 
Isso já era esperado, pois se trata de uma fase de testes. Jan Koum, que comanda o WhatsApp, disse em outubro que a empresa está preocupada em oferecer uma boa experiência de chamadas VoIP mesmo em áreas onde o 2G/EDGE ainda é comum.

Esta é mais uma investida para concorrer de frente com Skype e Viber, que já oferecem ligações de graça há anos; mas ainda não há uma data para todos os 700 milhões de usuários no WhatsApp receberem a nova função.

0 comentários :

Postar um comentário