21/05/2015

MARANHÃO VAI DÁ FORMAÇÃO JOVENS ARTICULADORES PARA A JUVENTUDE

Foto1_Divulgação - REAJ-Maranhão


Seguindo o objetivo de manter o diálogo permanente com as juventudes o Governo do Estado, iniciou a formação da Rede de Articuladores Jovens do Maranhão (REAJ-Maranhão). A organização será o elo direto entre a Secretaria de Estado Extraordinária da Juventude (Seejuv) e as juventudes dos 217 municípios do estado.

Os primeiros articuladores foram eleitos durante a edição do “Conversando com as Juventudes – região da Baixada”, que ocorreu na sexta-feira (15), no município de Viana. Além do município anfitrião, os municípios de Cajari, São Bento, Matinha, Pedro do Rosário e São João Batista, indicaram dois jovens para a função de articulador titular e suplente da Rede.
A formação da REAJ-Maranhão reforça um dos principais compromissos da gestão estadual, definido pelo próprio governador Flávio Dino, que é de uma governança pautada na participação popular. Neste caso, a organização oportunizará que os jovens pautem as demandas específicas dos seus municípios e contribuam com o grande plano do governo para elevar os índices sociais do Maranhão.

De acordo com a secretária Tatiana Pereira, a articulação da juventude em rede, vai nivelar e municipalizar a representatividade e o debate acerca das Políticas Públicas de Juventude (PPJs), além de despertar novas lideranças juvenis em todas as regiões do estado.

“A Rede de Articuladores Jovens é um instrumento importantíssimo, uma vez que possibilitará um nivelamento maior do debate e o despertar de novas lideranças jovens no processo de participação popular no Governo do Estado. O início da REAJ-Maranhão não poderia ser melhor. Ele ocorreu em Viana, e mostrou que os jovens dos municípios da Baixada Maranhense estão organizados e que anseiam por grandes transformações no Maranhão. E percebemos que esse processo de transformação precisa ser moldado a partir das mãos da juventude”, comentou.

Para o jovem Jailson Mendes, titular da REAJ-Maranhão pelo município de São João Batista, a expectativa é de que o trabalho a ser desenvolvido pela rede produza resultados positivos, de forma a aproximar os jovens de cada município com o Governo do Estado e possibilitar a inserção destes no processo de desenvolvimento e implementação das políticas públicas de juventude.

“A rede vai propiciar algo muito importante e necessário, que não havia no Maranhão, que é a participação da juventude na formulação das políticas públicas direcionadas aos jovens. Essa participação de forma municipalizada, ajudará o governo a perceber as demandas da juventude de cada município para que possa aplicar as ações de forma a atender bem cada realidade”, opinou.

A formação da Rede

A proposta da Rede de Articuladores Jovens do Maranhão é de ter em cada município do estado, dois jovens articuladores (titular e suplente) das PPJs em seu território. Os integrantes da REAJ-Maranhão serão escolhidos no encerramento das etapas regionais do “Conversando com as Juventudes”, a partir de indicação das delegações de cada município.

0 comentários :

Postar um comentário