27/08/2015

MARANHÃO PARTICIPARÁ DOS JOGOS MUNDIAIS DOS POVOS INDÍGENAS


 

No último sábado (22), assessores da Secretaria de Estado do Esporte e Lazer (Sedel) estiveram na aldeia Escalvada, da etnia Kanela (município de Barra do Corda), juntamente com o representante do Ministério dos Esportes, Carlos Terena, para confirmar a participação do Maranhão na primeira edição dos Jogos Mundiais dos Povos Indígenas. Os jogos serão disputados na cidade de Palmas (TO), no período de 20 de outubro a 1º de novembro.


Durante a visita, Carlos Terena fez o convite oficial para os índios Kanela representarem o Maranhão nos Jogos Mundiais. “Esse momento representa também mais um passo para a realização dos primeiros Jogos Indígenas do Maranhão, que já estão sendo articulados pelo governo do Estado”, explica o assessor da Sedel, José de Ribamar Costa Neto.
 
O Maranhão será representado nos Jogos Mundiais dos Povos Indígenas pela etnia Kanela, em diversas modalidades, tais como arco e flecha, corrida com tora, lutas corporais e canoagem. No mês de junho foi realizada a cerimônia oficial de abertura dos jogos, em Brasília, com participação da Sedel, que na ocasião foi representada pela secretária adjunta de esporte educacional, Joslea Rodrigues.

“Tive a oportunidade de participar do planejamento inicial dos Jogos Mundiais dos Povos Indígenas quando ainda trabalhava no Ministério dos Esportes. E hoje, ter o estado do Maranhão participando da primeira edição dos jogos mundiais, mostra o apoio que o governo está desenvolvendo em diversas áreas do esporte e lazer”, ressaltou Joslea Rodrigues.

Os Jogos Mundiais dos Povos Indígenas são organizados pelo Comitê Intertribal Indígena, com apoio do Ministério dos Esportes e da Fundação Nacional do Índio (Funai). O evento tem como objetivo integrar diferentes tribos, além de resgatar e celebrar as culturas tradicionais.

0 comentários :

Postar um comentário