Pela primeira vez na história do
Maranhão, a rede pública estadual de ensino conta com um modelo
democrático de gestão educacional, consolidado com as eleições para
escolha de gestores escolares ocorridas na última quinta-feira (10).
Para que o novo modelo fosse implantado, o governador Flávio Dino
autorizou ainda em janeiro o processo de preparação pedagógica que
resultou nas eleições com a presença de milhares de maranhenses às urnas
de 455 unidades escolares do estado.
O modelo democrático foi estabelecido a
partir do Decreto nº 30.619, assinado no dia 2 de janeiro pelo
governador Flávio Dino. O documento estabeleceu a formação qualitativa
de profissionais da educação e fomentou o conhecimento e engajamento da
comunidade escolar. De janeiro a novembro, foram realizados encontros
formativos, debates nas escolas, videoconferências, formação continuada e
exame de certificação.
A partir da intensa mobilização junto à
comunidade escolar, as eleições para o cargo de gestor – diretor geral e
diretor adjunto – obtiveram um número considerável de pessoas
cadastradas para votação. Foram cerca de 450 mil inscritos, destes,
estiveram aptos a votar 251 mil estudantes, 17 mil professores e
profissionais efetivos, entre eles técnicos, secretários e vigilantes e
180 mil pais ou responsáveis por alunos.
Para secretária de Estado da Educação,
Áurea Prazeres, este é um momento histórico com ganhos significativos
para a educação maranhense. “Com a participação dos pais, estudantes e
professores, estamos construindo uma escola melhor e mais democrática,
na qual os conselhos possam realmente funcionar e com amplo diálogo para
que ela cumpra realmente a sua função que é garantir o processo de
aprendizagem de todos os estudantes”, ressalta.
As eleições foram acompanhada por cerca
de 480 comissões, cada uma formada por quatro pessoas da comunidade
escolar: sendo dois professores, um estudante e um pai de estudante. O
Liceu Maranhense foi uma das escolas com grande participação da
comunidade escolar. Aluno do 1º ano do Ensino Médio, João Victor, de 15
anos, participou da votação. O adolescente enfatizou o seletivo como uma
oportunidade de aproximação e maior liberdade de comunicação direta com
professores e diretores.
O candidato pela chapa do Liceu
Maranhense, Deurivan Sampaio, professor desde 1993, avalia o modelo de
gestão democrática como uma conquista para o sistema educacional.
“Teremos um amplo espaço para a participação efetiva da comunidade
escolar, fato que proporciona a tomada de decisões compartilhadas e
colaboração para o avanço do ensino com vistas à melhoria dos
indicadores educacionais do Maranhão”, diz.
A implantação da gestão escolar
democrática no Maranhão mobilizou candidatos de 450 escolas distribuídos
num total de 489 chapas, a partir de um trabalho conjunto das 19
Unidades Regionais (UREs). A assinatura do Contrato de Gestão, Posse e
Nomeação dos gestores eleitos está prevista para ocorrer no dia 8 de
janeiro.
0 comentários :
Postar um comentário