15/12/2015

JEMs 2015 TEVE UM BALANÇO POSITIVO FEITO PELA SEDEL

http://www.sedel.ma.gov.br/files/2015/12/Congresso-encerramento-jems-1.jpg

O Governo do Estado do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado do Esporte e lazer (Sedel), realizou na última sexta-feira (11), no Palácio Henrique de La Roque, o congresso de encerramento da 43ª edição dos Jogos Escolares Maranhenses 2015 (JEMs). Durante o evento, foi realizada a avaliação dos JEMs 2015, bem como explanação do projeto JEMs 2016.

De acordo com a avaliação técnica sobre os JEMs, principal competição estudantil do estado, a edição deste ano contou com a maior adesão já registrada na história desses jogos, com a participação de 96 municípios, seis regionais, 1.600 escolas e cerca de 70 mil alunos.

Segundo o diretor geral dos Jogos Escolares, Sandow Feques, houve o crescimento de aproximadamente 50% em adesão em relação ao ano passado. “É importante frisar que outra conquista dos JEMs 2015 foi a participação inédita de 23 municípios e de 11 das 30 cidades que possuem menor Índice de Desenvolvimento Humano (IDH)”, pontuou Sandow.

Ao longo da competição, milhares de alunos-atletas foram recebidos em São Luís com estrutura de alojamento, lazer, cultura e alimentação, preparada pelo governo do Estado com objetivo de melhorar a recepção dos que participavam dos Jogos Escolares.

Nesta edição, foram organizados dois grandes centros de alojamento para vivências dos atletas maranhenses: o Parque Folclórico da Vila Palmeira e o Centro Social dos Servidores do Maranhão (Ipem). Os espaços foram preparados para alojamento e concentração dos atletas, além de permitir o intercâmbio e a troca de experiências.

Outro ponto positivo analisado no congresso de encerramento dos JEMs 2015 foi a disponibilidade de veículos para auxiliar no transporte com mais conforto e segurança aos atletas e a garantia de estrutura completa de alimentação, acompanhada por nutricionistas, fornecida pelo Governo do Estado às delegações do interior que participaram dos Jogos.
Congresso encerramento jems (3) 
Sandow citou também a Clínica de Fisioterapia criada para garantir o bom condicionamento físico dos atletas dos JEMs. O Centro foi estruturado com equipamentos modernos e especialistas da área, visando oferecer o suporte necessário aos alunos. Os atendimentos realizados somaram cerca de 2 mil registros.

Em parceria com a Secretaria de Cultura, foi promovido o “Agita JEMs”, projeto que contou com vasta programação de passeios, apresentações culturais, atividades educacionais e de lazer, que levou mais lazer e cultura aos atletas nos período em que não estão nas competições.

Conjuntamente, foi realizada a avaliação dos Jogos Paralímpicos Escolares Maranhenses 2015 (ParaJEMs), que contou com a participação de 84 alunos/atletas, de 09 escolas dos municípios de Pinheiro, Carolina, Matinha, Codó, Aldeias Altas, Presidente Dutra e São Luís.

O ParaJEMs foi apontado como uma das melhores políticas públicas já articuladas no estado do Maranhão. O projeto estimula a participação dos estudantes com deficiência física, visual e intelectual em atividades esportivas de todas as escolas do território maranhense, promovendo ampla mobilização em torno do esporte.

Durante o balanço dos Jogos Escolares, a secretária adjunta de esporte educacional, Joslea Rodrigues, ressaltou o apoio da Sedel à delegação maranhense para participação dos Jogos Escolares da Juventude 2015, etapa infanto e infantil, e das Paralímpiadas Escolares 2015. Ao todo, a secretaria disponibilizou 882 passagens para 383 alunos, 38 professores e 20 dirigentes.
Congresso encerramento jems (7) 
“O Maranhão é um estado com excelentes atletas. Somados os resultados em competições nacionais, a delegação maranhense conquistou30 medalhas, sendo 07 de ouro, 05 de prata e 18 de bronze. É perceptível a evolução e superação dos alunos em relação às edições anteriores. E neste ano, a atuação deles nas provas evoluiu de forma satisfatória às nossas expectativas”, disse Joslea.

JEMs 2016
Durante o congresso, Joslea Rodrigues falou sobre as principais metas que deverão ser cumpridas durante a organização da 44ª edição dos Jogos Escolares Maranhenses 2016. O planejamento para o ano que vem abrange a ampliação das etapas municipais, bem como incentivar a adesão dos municípios.

A diretoria geral dos JEMs busca envolver mais de 110 municípios, nas 20 modalidades dos jogos; investir ainda mais em cursos de formação e capacitação de técnicos e árbitros; fortalecer o apoio aos municípios sedes das etapas regionais; acompanhar e orientar a realização dos jogos municipais; utilizar o novo Sistema de Cadastro de Inscrição; e incentivar a realização dos campeonatos escolares em diversas modalidades.
Congresso encerramento jems (5) 
“Em 2016 o objetivo é superar todas as metas que alcançamos neste ano. O compromisso da nova gestão da Sedel com o esporte e lazer já mostra resultados, pois analisamos que os JEMs estão crescendo não apenas em quantidade, mas, sobretudo, em qualidade. Para a próxima edição dos Jogos Escolares, estamos trabalhando intensamente para melhoria de todos os segmentos. Nosso próximo passo é aumentar a adesão dos municípios e incentivar a participação ativa dos nossos atletas, que são as estrelas dos jogos”, completou o secretário de Estado do Esporte e Lazer, Márcio Jardim.

O evento contou com a participação dos gestores municipais de esporte Daniela Cordeiro (Adjunta de Pinheiro), Dayvison Juan (Santa Rita), Elizeu Sousa (São domingos do Maranhão), Glen Soares (Açailândia), Joaquim Soeiro (Axixá), Jorge Coelho (Buriti Bravo) e Sandra Serrão (Pinheiro).

Prestigiaram também o congresso de encerramento dos JEMs, Antônio Carlos Silva (representante da Seduc-Sape), Israel Silva (representante da Semej-Timon), Jasson Lago (representante da Semed-São Luís), Josinaldo Pinho (Presidente da Federação Maranhense de Skate), Júlio Monteiro (Presidente da Federação Maranhense de Natação), Lidiane CBLuz (Colégio Marista Araçagi), José Henrique de Azevedo – Mangueirão (Apae-MA), técnicos, árbitros, professores, coordenadores de esportes de escolas de São Luís, e funcionários da Sedel.

0 comentários :

Postar um comentário