05/05/2016

SEDEL LEVANDO ESPORTE, LAZER E CIDADANIA PARA O MARANHÃO COM PROJETOS SOCIAIS

 http://www.maranhaoesportes.com/wp-content/uploads/2014/09/Brincando_Bairro_Alemanha_200914_Foto_Baeta_-291-1024x682.jpg


Projetos sociais têm como foco principal a inclusão social e o desenvolvimento da cidadania de seus participantes. Os que são voltados ao esporte não podem ser diferentes. Em pesquisa realizada na Escola de Educação Física e Esporte (EEFE) da USP, verificou-se que, dependendo da metodologia e das prioridades de projetos sociais esportivos, os participantes podem sofrer resultados positivos ou negativos.

A Sedel abraçou essa iniciativa para descentralizar o esporte no Maranhão, com o apoio do governo do estado o secretário Márcio Jardim montou uma equipe bem capacitada para que os maranhenses do interior possam terem mais acessos à práticas de esportes e lazer, fazendo a inclusão social de todos.

Esses projetos estão sendo feitos por etapas, conheça eles:


Mais Lazer para Todos

MARCA-MAIS-LAZER 
A Secretaria de Estado do Esporte e Lazer (Sedel) desenvolveu o Projeto “Mais Lazer para Todos”, que engloba a realização de atividades físicas, jogos e recreação. O projeto visa desenvolver uma proposta de política pública e social que atenda às necessidades do esporte, lazer e recreação para população maranhense.

Durante a realização do projeto, há também apresentações culturais e artísticas, bem como brincadeiras folclóricas, danças, música, teatro, artesanato, filmes e espaço de leitura. As ações são realizadas no período de quatro dias, iniciadas com uma visita técnica e capacitação de agentes de esporte e lazer direcionada aos gestores, estudantes, professores e agentes comunitários para melhor atuação em atividades esportivas e de lazer em seus municípios.

As atividades são diversificadas de acordo com a realidade local de cada município sede do projeto, cumprindo sempre as necessidades de adaptação para garantir a paticipação de pessoas com necessidades especiais.

O projeto tem como público-alvo crianças, jovens, adultos e idosos. Em sua primeira edição, são contemplados pelo projeto os municípios de Água doce, Belágua, Cajarí, Centro Novo do Maranhão, Mirinzal, Pedro do Rosário, Porto Rico, São Raimundo Doca Bezerra, São Luís, Serrano do Maranhão, Viana, Vitorino Freire e Vitória do Mearim.

Mais Esporte e Lazer para Todos

Foto 01 - Crianças trabalham a concentração em Jogo de Botão na Caravana Mais Esporte e Lazer
O projeto “Mais Esporte e Lazer para todos” visa levar estruturação física de esporte e lazer para 23 municípios, compreende a construção de praças esportivas, que serão equipadas com pista de ciclismo, área de ginástica, estacionamento, playground, além de ginásio poliesportivo, com área total de 5.691m² por praça, feito de acordo com base nas normas de acessibilidade.

O “Mais Esporte e Lazer para todos” é o maior investimento em praças esportivas do Maranhão, resultado do compromisso do Governo de Todos com o desenvolvimento e a democratização do esporte no estado, cumprindo a missão da Sedel, que é ampliar o acesso ao esporte e ao lazer, e gerar maior inclusão de pessoas por meio da prática esportiva.

Torcida da Cidadania

Torcida da cidadania (9) 
O projeto Torcida da Cidadania é resultado de parceria entre a Secretaria de Estado do Esporte e Lazer (Sedel) e a Secretaria de Estado da Juventude (Seejuv). O projeto consiste em levar crianças e adolescentes de famílias de baixa renda para assistir a jogos de futebol, promovendo a inclusão social. Durante as partidas, as crianças têm direito a assistir aos jogos da tribuna de honra, que é o local mais privilegiado, reservado aos convidados ilustres.

A longa Vida

A longa Vida 
A Secretaria de Estado do Esporte e Lazer (Sedel) desenvolveu o projeto “A longa Vida”, que beneficia cerca de 150 idosos por meio de atividades físicas regulares, a fim de melhorar o bem-estar dessas pessoas. Os idosos são acompanhados semanalmente por profissionais da área da saúde. A proposta do “A Longa Vida” é implantar núcleos de atendimento à prática de atividade física voltada para as pessoas idosas em diferentes municípios do Maranhão.

Inclusão ou exclusão

“Um projeto social esportivo não deve ter como único foco a dimensão motora, pois o objetivo não é a formação de atletas. A prioridade destas instituições deve ser a formação social de seus participantes”, afirma o professor. A preocupação em formar atletas levariam à exclusão daqueles que não chegassem a esse objetivo.

A percepção de competência é um dos fatores determinantes que levam à motivação para a prática esportiva, bem como à sua desistência. Na pesquisa, Marques mostra como a percepção de competência deve ser considerada no desenvolvimento de um programa esportivo, para evitar a desmobilização em relação ao esporte.

A percepção da competência negativa em um esporte leva à desmotivação e, muitas vezes, à desistência. Do outro lado, a competência positiva traz motivação para a prática esportiva.

0 comentários :

Postar um comentário