22/03/2017

ARTIGO: O QUE É SER MARANHENSE NO BRASIL?

 https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEg4sJWODIt6fg8TRBjJCDZD4hrDEJ2R-e_YZIx7g9vSNeBtLSk7HWOBSFrbnuKjzLeoPUEeLktC5nWof-ZtUDzsO8XDndb9gs_arzjsbajNDHO2TdIZdlWMqn44zqraOFDLXQsf8JVG1-hQ/s1600/maranh%C3%A3o+iii.JPG


Ser maranhense é ser nordestino, nortista e ao mesmo tempo nenhum dos dois. É ser brasileiro em sua máxima expressão e inteiramente tropical,colorido, hospitaleiro, musical e festeiro. É nascer poeta, escritor, artesão, lúdico e sorridente, boieiro,sambista, batuqueiro e regueiro. É levar a alegria na alma. É ser mulato, caboclo, cafuzo, negro, branco e indio. É ser ardente e caloroso como a propria terra e dançar aos milhares de ritmos dela. É a simplicidade e a humildade materializadas. É fortaleza para enfrentar as adversidades. 

É ser religioso e ter muita fé: em deus, são josé de ribamar, voduns, orixás, caboclos, encantados, pajés, lendas e superstições. É falar um português correto mas também caboclo. É apreciar arroz de cuxá, juçara, sabores do norte e nordeste, mar e sertão. É se emocionar com as canções de joão do vale, césar teixeira e se derramar em lirismo ao caminhar pelas antigas vielas de são luís e alcântara.

É ter orgulho das nossas belezas naturais. É ser vivo como nossa fauna e flora e moreno como nosso mar e nossos rios. É ser artista e teatro, criador e criatura, ator e produtor da nossa riquíssima cultura popular. 

É ser tão diverso e único quanto o torrão, que é a síntese natural e cultural do país. Ser maranhense é, acima de tudo, ter imenso prazer e orgulho de sê-lo.

0 comentários :

Postar um comentário