21/08/2017

SEDEL LEVA ATLETAS DO JEMs PARA PASSEIO NO CENTRO HISTÓRICO DE SÃO LUÍS

http://www.sedel.ma.gov.br/files/2017/08/DSC_9175.jpg

O encontro dos rios Anil e Bacanga visto de uma das janelas do Palácio dos Leões, o sol próximo de seu pôr, o contraste entre o antigo, o moderno e o contemporâneo. Os atletas participantes dos Jogos Escolares Maranhenses (JEMs) 2017, promovido pelo Governo do Estado do Maranhão, por meio da Secretaria de Esportes e Lazer, que visitaram o Centro Histórico de São Luís tiveram a oportunidade de conhecer um pouco mais sobre a capital do Estado. A cada rua, escadaria e casarão visitado era como uma viagem ao passado.

Amanda Sousa, de 14 anos, da escola Laurentina Pereira Mota, de João Lisboa, sempre estava à frente dos demais. Atenta, sempre respondia aos testes propostos pelo agente de turismo. “Achei tudo muito bonito. Conhecer um pouco mais da história do nosso Estado. Eu fiquei encantada com tudo, aqui tudo é muito lindo. É bom saber como começou tudo, saber das lendas e da cultura”, disse a atleta que participa pela primeira vez dos JEMs e ficou em oitavo no lançamento de dados. “Foi uma superação. Conquistei um bom resultado. Queria mostrar para mim mesmo que sou capaz. Vim de muito longe e consegui chegar a etapa estadual”, comentou.

Julia Araújo, de 13 anos, está em São Luís pela primeira vez. De olhar sereno, atento e fala tranquila, a atleta revela o amor que começou a nutrir pela capital maranhense ao conhecer muito mais da história da cidade. “A cidade é linda. Amei conhecer tudo aqui. Cada lugar tem uma história muito rica. E as lendas? Uma mais interessante que a outra. Às vezes dá medo”, finalizou sorrindo.

A visita começou na tarde de quinta-feira (24) em frente à Casa do Maranhão, bairro da Praia Grande. Os atletas passaram pela Rua Portugal, antigo polo comercial da cidade, em direção ao Beco Catarina Mina, onde conheceram a história da escrava que amealhou fortuna, comprou sua liberdade e se tornou proprietária de imóveis e senhora de escravos. Segundo a história, ela residia no Beco que leva o seu nome.

O próximo ponto a ser visitado foi o Palácio dos Leões. Lá, descobriram obras de artes de valor inestimável de artista maranhenses e internacionais. A história da morte de Gonçalves Dias retratada em um quadro foi o ponto alto da visita. Gonçalves dias morreu em um naufrágio no ano de 1864 vindo de Portugal a caminho do Maranhão.

Na Igreja da Sé, os atletas ficaram impressionados com o altar feito de ouro. Conheceram ainda a história da serpente encantada. Momento de muita tensão ao saberem do conto e alívio ao descobrirem que não passava de uma história inventada para que a população não visitasse as galerias de São Luís. A praça do ex-governador do Estado, Benedito Leite, o Maranhão, foi o último ponto turístico a ser visitado.

Os JEMs proporcionam aos seus participantes, além de práticas desportivas, cidadania, educação e lazer.
Texto: Heider Matos

0 comentários :

Postar um comentário