27/09/2017

SEDEL PROMOVEU UMA MESA REDONDA SOBRE "EXPERIÊNCIAS NO PARADESPORTO" PELA V SEMANA DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA

http://www.sedel.ma.gov.br/files/2017/09/mesa-redonda-sedel-1.jpeg

A Secretaria de Estado do Esporte e Lazer (Sedel) promoveu na terça-feira (26), no auditório do Centro de Ciências Humanas da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), uma mesa redonda para debater e falar das “Experiências no Paradesporto”. A mesa, que fez parte da V Semana da Pessoa com Deficiência, contou com representantes da Sedel: o diretor técnico da secretaria e diretor geral dos Jogos Escolares Maranhenses (JEMs), Sandow Feques, e o chefe do Departamento da Pessoa com Deficiência, Alan Félix; e ainda dos professores de Educação Física, José Ribamar (Seduc) e Gustavo Sauaia, técnico da Escola de Cegos do Maranhão.

Com o tema ‘Protagonismo e Empoderamento do público-alvo da Educação Especial: sujeitos de sua própria história’ a V Semana Estadual da Pessoa com Deficiência e Altas Habilidades/ Superdotação, promovida pelo Governo do Estado, continua até quinta-feira (28).

O diretor geral dos JEMs, Sandow Feques, falou do surgimento dos Jogos Paralímpicos dentro dos Jogos Escolares e do amor que é preciso para entender e transformar o aluno com deficiência. “Há 15 anos nos preocupamos com esses alunos que tem necessidades especiais para praticar esporte dentro da escola. Convivi dentro de uma escola muito tradicional do Maranhão onde aprendi o seguinte: para educar uma criança é preciso amá-la e amar essa criança é conhecê-la, é saber que aquele ser está passando por um processo de desenvolvimento que é fantástico. Entendendo a criança a gente ama e amando transformamos”, disse Feques.
mesa redonda sedel  (2) 
Sandow finalizou dizendo que a sensibilidade do Governo Flávio Dino, com a gestão do secretário da Sedel, Márcio Jardim, e Joslea Rodrigues no esporte educacional, possibilitou ainda mais o desenvolvimento dos Jogos Paralímpicos dentro dos Jogos Escolares do Maranhão. “Nos últimos três anos passamos a perceber a sensibilidade de quem estava à frente desses Jogos Escolares e isso foi fundamental para que hoje a inclusão seja realidade nos jogos. Os Jogos Paralímpicos nos JEMs são executados dentro da etapa infantil dos ditos “normais”, os paratletas competem o tênis de mesa, a natação, o atletismo, e outros. Todas as modalidades que fazem parte da grade do paralímpico são inclusas dentro dos Jogos Escolares do nosso estado”, finalizou.

Durante a mesa redonda foram apresentados também projetos incentivados via Lei de Incentivo, com apoio do Governo do Estado por meio da Sedel, como o projeto “Futebol de 5 Série A – Rumo à vitória” que é desenvolvido pelo Centro Desportivo Maranhense de Cegos (CEDEMAC); a 1ª Copa Interestadual de Basquete em Cadeiras de Rodas, entre outros.

A Semana da Pessoa com Deficiência é coordenada pela Secretaria de Estado da Educação (Seduc), com o apoio da Promotoria Especializada em Educação e Promotoria Especializada nos Direitos da Pessoa com Deficiência, Defensoria Pública do Estado do Maranhão e a Secretaria Estadual do Esporte e Lazer (Sedel).

O objetivo é promover o debate, o diálogo e reflexões entre professores e demais profissionais da educação sobre a importância da participação das pessoas com deficiência e altas habilidades/superdotação na sociedade, com o intuito de conscientizar quanto aos direitos das pessoas com deficiência e altas habilidades/superdotação e, principalmente, estimular o protagonismo e o empoderamento como sujeitos de sua própria história.

0 comentários :

Postar um comentário