08/11/2017

CASA DO EX-PREFEITO DE MIRINZAL-MA É ALVO DE OPERAÇÃO DO GAECO


O Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas (Gaeco) e o 1° Departamento de Combate à Corrupção da Polícia Civil (1º Deccor) cumpriram, na manhã desta quarta (8), um mandado de busca e apreensão na casa do ex-prefeito de Mirinzal, Ivaldo Almeida Ferreira, conhecido como “Brasil” (PDT), que atualmente (gestão de Jadilson dos Santos Coelho, do PSB) ocupa a função de secretário Municipal de Obras.

O objetivo foi localizar e apreender documentos, cheques, anotações, cadernos, computadores, pendrives, HDs e outros objetos que possam servir de prova de desvio de verbas públicas e ajudar na elucidação dos fatos.


Na decisão que determinou a busca, também foi determinada a quebra dos sigilos bancário e fiscal de Ivaldo Almeida Ferreira, o que permitirá identificar possíveis desvios de verbas públicas, além de outros crimes.

O pedido foi formulado pelo promotor de Justiça Frederico Bianchini Joviano dos Santos, titular da Comarca de Mirinzal, em atuação conjunta com o Gaeco e o 1º Deccor.
AGIOTAGEM E ‘CASO DÉCIO’

Durante a apuração da morte do jornalista Décio Sá, ocorrida em 23 de abril de 2012, foram apreendidas várias autorizações de saque (cheques avulsos) da conta-corrente da Prefeitura Municipal de Mirinzal assinadas pelo então prefeito Ivaldo Ferreira (gestão de 2009 a 2012), durante o cumprimento do mandado de busca e apreensão, realizadas nas residências e escritórios dos agiotas Gláucio Alencar Pontes Carvalho e seu pai José de Alencar Miranda Carvalho (ambos atuelmente em prisão domiciliar, monitorada, no caso de Gláucio, por tornozeleira eletrônica).
CORRUPÇÃO

As investigações do assassinato de Décio Sá levou à identificação de um grande esquema de corrupção, fraudes em licitações e lavagem de dinheiro, entre outros crimes, envolvendo ao menos 42 prefeituras maranhenses e os agiotas Gláucio Alencar e José de Alencar, além de Josival Cavalcanti da Silva, o “Pacovan”, e Eduardo José Barros Costa, conhecido como “Eduardo DP” ou “Eduardo Imperador” (filho da ex-prefeita de Dom Pedro, Maria Arlene Costa).

Após o desmembramento das investigações por municípios, foram instaurados 20 inquéritos policiais, dos quais sete foram concluídos, já estando em andamento as devidas ações penais relativas a municípios como Bacabal, Dom Pedro, Marajá do Sena e Paulo Ramos.

Quanto aos inquéritos policiais correspondentes às prefeituras de Lago Verde e Serrano do Maranhão, estes foram encaminhados à Polícia Federal, uma vez que os recursos desviados são da União.
 
FONTE: O Informante

0 comentários :

Postar um comentário