26/12/2017

3 ANOS DE MUDANÇAS NA SAÚDE, EDUCAÇÃO, TRANSPORTE E SEGURANÇA PÚBLICA DO MARANHÃO

Ações do governo estadual melhoram o serviço de transporte na região metropolitana de São Luís. Foto: Divulgação

Investimentos em saúde, educação e segurança são fundamentais, mas sozinhos não bastam. Para o cidadão ter acesso a esses serviços públicos com tranquilidade, o Governo do Maranhão promoveu avanços em mobilidade desde 2015. Ônibus expressos, vans adaptadas para pessoas com deficiência e modernização dos órgãos de trânsito estão entre as ações.


Quem mora em municípios próximos a São Luís e Imperatriz e tinha dificuldades para transitar entre as cidades passou a ter o dia a dia facilitado a partir da implantação das linhas do Expresso Metropolitano. São 50 ônibus climatizados e confortáveis que realizam trajetos planejados para atender às necessidades dessa parcela da população com agilidade.

O serviço melhorou o percurso da universitária Daisy Aguiar, que mora na Estrada de Ribamar e estuda no Renascença, em São Luís. “Achei maravilhoso! O ônibus é muito bom, confortável e, agora, passando aqui pelo Renascença, é uma opção a mais para o Maiobão”, afirmou.

Moradores de São José de Ribamar, Paço do Lumiar e Raposa ganharam linhas expressas para a capital, que também foi beneficiada com ônibus que faz trajeto entre o Terminal da Ponta da Espera e a rodoviária. Na Região Tocantina, as cidades de João Lisboa e Senador La Rocque foram interligadas à Imperatriz pelo serviço.

Transporte aquaviário
O Terminal da Ponta da Espera também recebeu melhorias e ganhou nova área de vivência, com salão de espera, lanchonete, banheiros, fraldário, televisões com informações sobre embarque e desembarque, wifi e acesso para pessoas com mobilidade reduzida. Para as obras, foram aplicados quase R$ 1 milhão.

Na outra ponta do trajeto aquaviário, no Terminal do Cujupe, o Governo do Estado realiza intervenções com conclusão prevista para o primeiro semestre de 2018. A etapa inclui implantação de estrutura para embarque multimodal de passageiros e boxes padronizados para o comércio, gerando renda para mais de mil famílias da região, além de mais higiene no preparo dos alimentos.

Outra mudança foi a definição de uma tabela com horários fixos para as partidas dos terminais, eliminando atrasos e aumentando o número de viagens disponíveis à população. Por meio do ferryboat, são transportados em média 1,8 milhão de pessoas e mais de 300 veículos por ano.

Acessibilidade
Uma importante conquista às pessoas com deficiência foi a implantação do Travessia, por meio do qual cadeirantes e cegos têm acesso a transporte adaptado e gratuito, mediante agendamento, em São Luís e Imperatriz. Na capital, há uma modalidade do serviço voltada para crianças com microcefalia e outras doenças neurológicas.

Só este ano, o Travessia totalizou quase 25 mil viagens. Os interessados no serviço devem se cadastrar junto a Agência Estadual de Mobilidade Urbana e Serviços Públicos (MOB). Já são mais de mil usuários cadastrados no Maranhão.

O transporte facilitou a vida de pessoas como Adriele Luciana dos Santos, mãe de Ângelo Ryan Gonçalves, de quatro anos, que tem microcefalia. “Estou mais tranquila. Agora o neném vai bem confortável e demora menos para a gente chegar ao hospital e fazer as consultas”, disse ela.

Modernização
O Governo também investiu em ações de modernização do Departamento Estadual de Trânsito do Maranhão (Detran-MA), tornando o atendimento mais ágil e confortável. Na sede do Departamento, setores foram reorganizados e servidores do atendimento presencial do Disque-Detran e do site foram capacitados.

As Circunscrições Regionais de Trânsito do Maranhão (Ciretrans) também foram beneficiadas com cursos e melhorias nos espaços de trabalho. Os postos do Detran-MA ganharam balcão de informações e guichês para atendimento prioritário a gestantes, idosos e pessoas com deficiência, além de novos horários, formando uma rede de atendimento na Região Metropolitana.

O Detran-MA lançou, ainda, inovações como o aplicativo do Departamento, que permite agendar alguns serviços, tirar dúvidas e entrar em contato com a Ouvidoria; além do Comunicado Eletrônico de Venda de Veículos (e-CVV), sistema em parceria com Corregedoria Geral de Justiça que permite comunicar a venda do veículo para o Departamento de forma automática, evitando transtornos pela não transferência de propriedade.

Programas sociais
O acesso a carteiras de habilitação foi democratizado pela gestão Flávio Dino, a partir de programas sociais como CNH Jovem e o CNH Rural, que beneficiam estudantes do ensino médio e trabalhadores rurais, respectivamente, além da concessão de descontos em impostos a motocicletas por meio do Programa Moto Legal, que teve mais de 17 mil adesões somente em 2017.

O objetivo dos programas é estimular a regularização dos motoristas, tornando o trânsito mais seguro.

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